O Rotor
Gire os seus dedos na tela do iPhone, iPad, iPod Touch ou no trackpad, para acesso rápido aos comandos do VoiceOver e às ferramentas de navegação.
O VoiceOver conta com um controle virtual inovador, chamado rotor – que imita um botão de rádio. Use-o para alterar as configurações do VoiceOver e acessar comandos e outros recursos. Basta girar dois dedos sobre a tela do iPhone, como se estivesse girando o botão de um rádio.
Gire o rotor para ouvir cada uma das configurações. Deslize, para cima e para baixo, para selecionar uma configuração. Por exemplo, quando estiver digitando, ative o rotor para ouvir configurações como "palavra" ou "caractere". Depois, deslize, para cima ou para baixo, para escolher como deseja se mover pelo documento, por palavra ou caractere.
Você também pode usar o rotor para percorrer páginas na web. Quando estiver em uma página, o rotor mostrará os nomes de itens comuns como "cabeçalhos", "links", "tabelas" e "imagens". Ative o rotor no item desejado e deslize, para cima e para baixo, para ir para a próxima ocorrência ou para a ocorrência anterior de um item daquele tipo.
O rotor dá acesso a diversos comandos, sem necessidade de aprender movimentos novos. Basta ativar o rotor, para ouvir o que há disponível e deslizar para cima e para baixo, para escolher o que deseja.
Em "Ajustes", "Acessibilidade", "VoiceOver", "Rotor", você pode definir os itens que estarão disponíveis no Rotor.
Bloqueio da tela e cortina de tela
Na parte superior do iPhone (modelos 5s e antecessores) e na lateral superior direita (modelos 6 e 6 plus) você encontra o botão "Sleep". Este botão é utilizado para bloquear o telefone.
Mantendo este botão pressionado por alguns segundos surgirá na tela a opção de desligar o aparelho.
Podemos usar também a "Cortina de Tela" que é um recurso que deixa a tela escura quando o VoiceOver está ativo. Para ativar ou desativar a "Cortina de Tela" toque 3 vezes com 3 dedos na tela.
Este recurso pode ser interessante para quem desejar manter o iPhone longe dos olhos de curiosos.
Obs. A cortina de tela ativada não serve para economizar bateria.
Barra de Status
Localiza-se na parte superior do aparelho, tem por objetivo fornecer ao utilizador as seguintes informações (da esquerda para direita):
• Sinal da operadora;
• Nome da operadora;
• Sinal da rede wifi (caso esteja em uso);
• Indicativo se a rede de dados 3g/4g está ativa ou não;
• Indicativo se o serviço de localização está em uso ou não;
• Hora;
• Indicativo de alarme ativado;
• Carga da bateria;
Obs. As informações serão mostradas conforme os serviços estiverem em uso.
Para acessar a “Barra de estatos”, leve o dedo até a parte superior do aparelho e toque uma vez, agora, para navegar pelas informações, varra com o dedo para direita ou esquerda.
Central de Notificações
As notificações fornecem alertas e informações relacionadas aos aplicativos do aparelho.
Elas podem ser de três tipos:
• Sons (um alerta audível é reproduzido);
• Alertas/banners (exibe um alerta ou banner na tela);
• Avisos (exibe uma imagem ou número no ícone do aplicativo.
Como acessar a “Central de notificações:
1. Toque uma vez na “barra de estatos”;
2. Passe três dedos de cima para baixo.
Na “Central de notificações”, há dois botões:
1. “Hoje” – mostra a data atual, previsão do tempo, informações do calendário/lembretes dia/hora. Também são exibidos Widgets (extensões) como, por exemplo, as informações da bolsa de valores.
2. “Notificações”- são exibidas as notificações dos aplicativos como, por exemplo, WhatsApp, Facebook, Twitter, e-mail, chamadas recebidas, chamadas não atendidas etc.
Obs. Alguns aplicativos permitem o utilizador realizar ações diretamente da “Central”como, por exemplo, iMessage e SMS, os quais podem ser respondidos diretamente nesta tela.
Para saber as ações permitidas por cada notificação, passe um dedo de cima para baixo que elas serão mostradas.
Obs. Para configurar o que será mostrado na “Central de notificações”, vá em ‘Ajustes”, “ Notificações”.