Sabemos que qualquer modelo de iPhone é bem caro e não é todo mundo que tem condições de comprar um. A parte negativa disso é que muitos consumidores procuram por meios alternativos de adquirir o smartphone da Apple e acabam sendo enganados com cópias falsas. Felizmente, há muitas maneiras de diferenciar estas versões, como você pode ver diretamente em nossas dicas para reconhecer um iPhone 7 falso. Confira logo abaixo!
Leia também: Como tirar um print da tela do iPhone 7 e iPhone 7 Plus
1. Preço
Infelizmente, não existe iPhone barato, então não se iluda com preço milagrosos que encontrar pela internet. Geralmente são cópias falsas ou iPhones legítimos roubados (que sempre estão desativados e sem possibilidade de uso), ou seja, não valem o seu dinheiro.
Mesmo quem vende um iPhone 7 usado não vai cobrar barato, tanto por causa do preço original que pagou como pela grande procura do público que aceita pagar valores absurdos. Se achar que o preço está baixo demais, basta prestar atenção nos detalhes que descrevemos abaixo.
2. Tela
O iPhone 7 está longe de ter uma tela de ótima resolução, sendo que não é nem Full HD, mas o smartphone ainda apresenta uma boa qualidade. Em geral, as falsificações usam telas de resolução baixíssima, o que você pode conferir ao comparar com outros smartphones facilmente.
Se preferir, pode até procurar imagens ou vídeos em alta definição para ver no smartphone suspeito. Isso te dará uma boa noção da qualidade questionável da tela do iPhone 7 falso.
3. Câmera
A câmera do iPhone 7 é muito boa, então não vai ser difícil de ver a diferença quando você testar a câmera de um aparelho suspeito. A resolução será bem pior, ela não terá as mesmas opções do celular original e ainda demorará muito tempo para tirar as fotos.
É muito importante que você teste esse aspecto, já que nenhum fabricante se importa em colocar componentes de qualidade nestes produtos.
4. Sistema operacional
Todos os iPhones falsificados usam o Android como sistema operacional, tendo apenas uma aparência simulada do iOS. O pior é que a qualidade desses dispositivos é tão ruim, que eles mal conseguem rodar versões antigas do Android sem enfrentar problemas de travamento.
Você geralmente consegue conferir a versão do sistema operacional indo nas configurações do aparelho para ver detalhes sobre o dispositivo. Como os fabricantes destas falsificações não se importam em esconder isso, quase sempre você poderá ver que o aparelho realmente roda Android.
5. Performance
Como mencionamos no tópico anterior, as versões falsas do iPhone 7 não possuem um hardware poderoso e enfrentam problemas para rodar o Android. Isso leva à erros, lentidão e muito travamento com o simples uso de aplicativos ou recursos do próprio aparelho.
Se possível, teste a versão suspeita por alguns minutos para ver algo do tipo acontece. Um iPhone 7 nunca teria problemas deste tipo, a não ser que estivesse seriamente danificado.
6. Qualidade do aparelho
Se você nunca segurou um iPhone nas mãos, esta dica pode não ser tão útil, mas ainda vale a pena conferir. Os iPhones são sempre construídos com materiais de alta qualidade, especialmente o vidro da tela e o alumínio usado no resto do corpo.
Nas falsificações, será possível perceber a qualidade inferior facilmente, ainda mais se o iPhone 7 falso for muito leve ou muito pesado.
7. Tela de início
Quer uma maneira simples de saber se o iPhone é falso? Desligue e ligue o aparelho para conferir a tela de início que ele mostra. Se for apenas o símbolo da maçã, há chances do aparelho ser legítimo, mas qualquer outra coisa deve levantar suspeitas.
Há fabricantes que nem tentam mascarar isso e deixa a inicialização do Android aparecer mesmo. Pelo menos assim fica mais fácil de reconhecer a cópia.