Desde que passou a investir pesado em Realidade Aumentada (A.R. em inglês) no ano passado, a Apple vem melhorando cada vez mais as possibilidades de se trabalhar com este tipo de tecnologia. Se hoje isso só é possível através de aplicativos específicos que introduzem as ferramentas da maçã no código, com o iOS 12 a AR poderá estar disponível diretamente em sites da internet, sem precisar instalar nenhum aplicativo especial.
Tudo isso é possível graças a um novo formato de arquivo (.USDZ) que será compatível com o iOS. Com isso, sites poderão incorporar experiências virtuais para serem acessadas pelo clientes sem nem precisar sair do Safari.
Um exemplo disso foi dado por um dos diretores do Shopify, uma das mais conhecidas plataformas para lojas online, que demonstrou como pode ser agradável a experiência de um provável cliente que escolhe um vaso e que consegue, sem sair da página do produto, ver como ele ficaria na sua mesa da sala de estar da própria casa. Confira a demonstração:
Para isso, basta a loja fornecer no site o arquivo USDZ correspondente ao produto, para que o visitante possa brincar com a realidade virtual. Se ele gostar, basta comprar ali mesmo. O Shopify já está se promovendo, dizendo que oferecerá esta opção incorporada em sua plataforma assim que o iOS 12 for liberado para o público.
O cliente poderá inclusive baixar o arquivo e até mesmo compartilhá-lo via iMessage. A integração com o iOS 12 é total e a pessoa que receber poderá também experimentar o produto no seu ambiente (desde que tenha também atualizado o iOS).